Nichos de Mercado: A Escolha Que Você Não Pode Falhar No Marketing Digital

Nichos de Mercado: A Escolha Que Você Não Pode Falhar No Marketing Digital

Antes mesmo de iniciar um negócio online, temos uma dúvida muito comum que pode tornar-se um grande erro se solucionada de forma errada. E essa dúvida é exatamente a escolha em meio a tantos nichos de mercado para um negócio online.

No marketing de afiliados, esse tormento pode ser ainda pior, pois relativamente a maioria dos treinamentos na web sobre como empreender na internet, necessita de uma escolha em meio a tantos nichos de mercado para um negócio online, logo quando iniciamos os estudos deste tipo de assunto.

Com o intuito de auxiliar os afiliados que estão iniciando uma jornada empreendedora online, e também os empreendedores com mais experiência, resolvi escrever este artigo para acabar com as principais dúvidas sobre os nichos de mercados para um negócio online, e os fatores essenciais para uma boa escolha deles.

 

 

O que são os nichos de mercado para um negócio online?

 

O que são nichos de mercado para um negócio online?

 

Basicamente, um nicho é uma parte de um mercado consideravelmente maior, onde são possíveis fazer várias ressalvas em relação a um assunto de maior dimensão.

As principais ressalvas consideradas em um nicho de mercado para um negócio online, são algumas observações um pouco refinadas, não antes feitas no mercado.

E tais observações, tratam-se de pequenas brechas que não atendidas pelos grandes mercados, ficando assim um tipo de segmentação (divisão) destes mercados, conhecidos como nichos.

Como exemplo da situação acima podemos considerar:

 

Mercado: Ganhar dinheiro

Nichos de Mercado: Ganhar dinheiro online, Ganhar dinheiro com bitcoins, Ganhar dinheiro com Blogs, Ganhar dinheiro com Youtube, Ganhar dinheiro no Marketing Multinível, etc.

 

O que um nicho de mercado representa para meu negócio?

 

O que são nichos de mercado? O que representam para meu negócio?

 

Como eu disse na introdução deste artigo, muitas vezes somos instigados a escolher nosso nicho de mercado de atuação, logo quando iniciamos nossa carreira como empreendedores digitais.

A atitude tomada em relação a isso, tem um lado bom e outro lado ruim considerando o Marketing Digital, e também especificamente o marketing de afiliados.

O lado ruim, é pelo fato de muitas vezes estarmos apenas iniciando os estudos com Marketing Digital, e sermos imediatamente colocados ao dilema:

Qual nicho devo escolher?

Obviamente que muitos experts no assunto irão lhe responder:

Escolha o nicho que você mais se identificar.

Temos milhares de nichos de mercado para estruturar um negócio online, e acompanhados destes, também temos os sub-nichos, que podem serem ainda mais específicos.

Diante da incerteza de qual nicho deve-se escolher, sabemos que em diversas situações o segmento que podemos escolher, nem sempre é a melhor alternativa quando o assunto é a rentabilidade.

O lado bom de tudo isso, é que se a escolha for bem premeditada, podemos trabalhar o nicho com grande foco naquilo que escolhemos desde o início das atividades do nosso negócio online, sempre agregando novos conhecimentos e meios de atuação nas mídias sociais.

 

A escolha de um nicho promissor

 

A escolha nichos de mercado para um negócio online.

 

Após destacarmos a grande importância que um nicho de mercado têm sobre nosso negócio online, agora é hora de sabermos quais são os mercados, bem como os nichos promissores nos últimos anos quando o assunto é Marketing Digital.

São diversos mercados e nichos os quais devemos dar atenção, dentre os quais estão:

 

  • Emagrecimento

Nichos de: Como emagrecer com a dieta dos pontos, como emagrecer de forma saudável, como emagrecer com exercícios físicos, etc.

  • Ganhar Dinheiro

Nichos de: Como ganhar dinheiro online, como ganhar dinheiro com bitcoins, como ganhar dinheiro com blogs, como ganhar dinheiro com marketing multinível, etc.

  • Saúde

Nichos de: Como parar de fumar, como combater o colesterol, como combater a diabetes, como combater à insônia, etc.

  • Música

Nichos de: Como tocar violão, como tocar guitarra, como aprender a cantar, etc.

 

São milhares de mercados e inúmeros nichos provenientes de cada tipo de mercado.

Os que foram citados acima, são apenas os nichos de mercado para um negócio online, que encontram-se em alta atualmente.

Naturalmente, que muitos nichos e micro nichos voltados mara o Marketing Digital vão surgindo com o decorrer do tempo, e isso potencializa ainda mais a experiência de internet marketing que teremos no futuro.

 

Ferramentas para a escolha de um nicho

 

Agora que já sabemos quais são os nichos de mercado mais procurados na atualidade, devemos saber o quanto (em números de acessos) eles são acessados nos mecanismos de buscas.

Mas antes, devemos saber quais ferramentas devemos ter para auxiliarmos nessa tarefa.

Iremos inicialmente tratar de ferramentas gratuitas para auxiliar nas buscas de termos que remetem a um determinado nicho.

Sabe-se que há muitas ferramentas que são pagas, mas no momento iremos optar pelas gratuitas.

 

Google Instant, Google Trends e Google Pesquisas Relacionadas

 

Não poderíamos deixar o querido Google de fora dessa, não é?

E é justamente por meio dele, que podemos descobrir milhares de nichos de mercado para um negócio online.

Começando pelo Google Instant, que é uma ferramenta que nos deparamos quase todos os dias diante uma busca inocente na plataforma de pesquisas mais querida do mundo.

O Instant é onde vão aparecer diversas sugestões quando é iniciada uma digitação para determinada palavra, e os termos que ali aparecem, são termos que estão em alta nas buscas, e que podem serem usados para exploração de nichos ou mesmo micro nichos de atuação no Marketing Digital.

 

Google Instant e sua ótima utilidade para buscar nichos de mercado para um negócio online

 

O Google Trends (traduzido para o Português-BR, Google Tendências), indica quais são os principais assuntos e notícias que estão em alta, e além disso, qual foi o crescimento disso nos últimos anos.

Podemos acompanhar os dados por meio de gráfico e também em números, podendo facilitar a tomada de decisão na escolha de diferentes nichos.

Observe na imagem abaixo, um tipo de nicho digitado no Google Trends, acompanhado de um gráfico apontando as oscilações para aquele tipo de busca.

 

Interesses ao longo do tempo, google trends.

 

Já o Google Pesquisas Relacionadas, é simplesmente a ferramenta de recomendação do Google que irá recomendar novas palavras, que também estão em alta, relacionadas ao termo pesquisado.

Observe na imagem abaixo, e perceba o quão poderosa esta ferramenta pode ser quando o intuito é adquirir novas ideias para explorar novos nichos e micro nichos no Marketing Digital.

 

As pesquisas relacionadas são uma excelente alternativa para buscas de nichos de mercado para um negócio online

 

Wordz

 

Diante algumas mudanças do Google Adwords em meados de 2016, o Wordze é uma ferramenta alternativa que pode ser usada como planejador de palavras chave.

Dentro da plataforma Wordze, você pode fazer buscas de palavras chaves para encontrar nichos de mercado para um negócio online, e também priorizar pesquisas de palavras “long tail” (Palavras chave de maior tamanho, que podem serem usadas em diversos nichos).

Abaixo, segue uma imagem de como funciona a ferramenta e como ela pode ajudar na escolha de um nicho de atuação, principalmente por destacar as métricas para cada palavra chave buscada.

 

O Wordze é uma excelente ferramenta para buscas de nichos através de palavras-chave.

 

 

E para você, qual nicho na sua opinião é o mais promissor nos próximos anos?

Você costuma fazer pesquisas de mercado antes de escolher um nicho para empreender online?

 

Escreva nos comentários abaixo as respostas para as perguntas, que irei interagir dando uma opinião a respeito da sua opinião.

 

Um grande abraço e até mais!

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Sobre o autor | Website

Encontrei um grande potencial no Marketing Digital, e gostaria de ajudar você a utilizar todas as vantagens desse tipo de profissão, que não é apenas um trabalho, é um estilo de vida.

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