Filmes para Empreendedores: 7 Sugestões Tops!

Filmes para Empreendedores: 7 Sugestões Tops!
Filmes para Empreendedores: 7 Sugestões Tops!

Assistir filmes atualmente, tem se tornado cada dia mais um grande passa tempo e até mesmo hobbie. Agora, você já parou para pensar que existem algumas ótimas sugestões de filmes para empreendedores?

Esse tipo de filme, na maioria das vezes contam histórias muito inspiradoras e de sucesso de nomes de sucesso que criaram soluções inimagináveis para nossas vidas.

Se você é assim como eu e adora um fim de semana para ficar ligado na telinha do Netflix (ou mesmo outras plataformas), irei recomendar neste artigo 7 sugestões tops de filmes para empreendedores.

Pegue sua Pipoca, e bora ver quais são os Top 7 Filmes para Empreendedores!
Pegue sua Pipoca, e bora ver quais são os Top 7 Filmes para Empreendedores.

01 – Fome de Poder

Fome de Poder é um dos filmes os quais eu mais eu tive entusiasmo quando o assisti pela primeira vez.

O filme possui como roteiro a história inicial de como se deu a fundação e crescimento de uma das maiores redes de franquias de fast food do mundo, o MCDonald’s.

A História

O empresário e principal personagem do drama, Ray Kroc, trilha inúmeras tentativas de alavancar sua vida pacata na década de 50.

Com isso, Ray ao acaso depois de algumas tentativas revendendo milk shakes de uma marca famosa na época, acaba por descobrir o MCDonald’s em San Bernardino, na Califórnia.

Ray se encontra com os irmãos MC, e acaba por sugerir uma participar na empresa em busca de um sonho frustrado dos irmãos: tornar a empresa de comida rápida uma franquia de sucesso.

Pontos Positivos e/ou Negativos

Todo o desenrolar do filme resume-se em muita persistência de Ray Kroc, e é possível ver nitidamente as derrotas e desavenças durante sua caminhada em busca de investimentos para a empresa.

Além de todo o ótimo conteúdo, que mostra uma caminhada rumo ao sucesso de Ray Kroc à frente do MCDonald’s, o filme é recheado de polêmicas e pontos anti éticos que são de extrema reflexão para empreendedores.

Sacadas em Vídeo (para Empreendedores)

Gravei um vídeo que mostra detalhadamente um pouco mais sobre as principais sacadas positivas para empreendedores do Filme Fome de Poder.

Também gravei um vídeo explicando o “lado negro” do Filme Fome de Poder, detalhando algumas sacadas negativas para empreendedores.

02 – À Procura da Felicidade

Esse filme é um dos mais inspiradores e que literalmente está entre os mais preferidos na minha lista pessoal.

Quando falamos em filmes para empreendedores, logicamente que este filme também entraria na lista.

A História

Will Smith interpreta o principal personagem Chris, que no desenrolar da introdução do filme, luta contra diversos problemas financeiros para sustentar sua esposa e filho.

Mesmo com inúmeras tentativas de sanar tais problemas, a esposa de Chris (Linda) resolve partir sem maiores questionamentos, e deixa Chris e seu filho sozinhos.

Chris passa a ser um pai solteiro e tem de lutar para sustentar seu filho
(Christopher) e não ter mais complicações ainda piores.

Depois de tantas tentativas em arrumar um emprego, Chris consegue um estágio não remunerado em uma corretora de ações muito famosa.

A esperança ficava por conta de uma breve promoção, que no fim das contas veio a acontecer depois muitas humilhações tais como: despejo, dívidas e chacotas.

Pontos Positivos e/ou Negativos

O filme ilustra perfeitamente uma incrível história de persistência e paciência do personagem em pauta, principalmente por diversas adversidades em seu caminho.

O mais importante ponto abordado nessa história baseada em fatos reais, é que apesar de muitos tombos Chris tinha seu objetivo claro em mente (que era de ser promovido), e conseguiu depois de muito batalhar e ter sua capacidade emocional testada.

Para nós empreendedores, este filme deixa um legado: A desistência de um sonho, nunca é a melhor saída, mesmo que apesar das dificuldades, somos todos capazes de chegar até nossos objetivos.

03 – O Lobo de Wall Street

Eu sempre ouvi que esse filme era para quem trabalhava com o mercado de ações ou mesmo trader.

Mas mesmo com tal qualificação, e eu ainda não trabalhando com tal mercado, resolvi assistir e tive uma grata surpresa com os ensinamentos para empreendedores que esse filme carrega.

A História

Interpretado por Leonardo DiCaprio, Jordan Belfort iniciou sua carreira como estagiário em uma famosa corretora de Wall Street.

Jordan, aprendeu muitas coisas lá com o seu mentor Mark Hanna, e adquiriu muitas experiência no mercado de ações.

Quando finalmente Belfort conseguiu uma promoção e efetivação na empresa, ocorreu uma grande crise em todas as bolsas pelo mundo. Com esse fator, infelizmente ele perdeu o emprego.

Diante muitos altos e baixos, Belfort consegue um emprego em uma corretora bem fajuta, e a partir daí ele começa o seu crescimento e destaque como um vendedor de elite.

Jordan então resolve montar sua própria corretora de ações juntamente com alguns de seus amigos de infância e outros personagem que conheceu aleatoriamente.

Depois de algum tempo, a corretora já era um sucesso em vendas graças a Jordan e seus aliados, e então ele teve seu nome estampado em diversos meios de comunicação da imprensa norte americana.

Pontos Positivos e/ou Negativos

O filme ilustra como de fato são os desafios e carreira de um empreendedor nato, sempre em busca de sua vitória, independente do que aconteça.

De modo muito positivo, pude perceber que o treinamento e encorajamento de colaboradores, são algo extremamente crucial para que um negócio prospere.

Como exemplo, a cena que Belfort pega o microfone e começa a discursar animando e encorajando toda sua equipe.

Um exemplo claro e bem simples de vendas, é mostrado no filme abrindo assim a mente para quem deseja se especializar nesse ramo.

Porém, o filme retrata alguns pontos negativos que devem serem observados.

A grande luxuria e prazer do protagonista é um fator crucial que levaram-o até o fundo do poço com o seu negócio e ir até preso no fim do filme, isso demonstra que como muitos de nós afirmamos: “o dinheiro subiu à cabeça”.

Outro fator também que deixou a desejar foi o excesso de cenas que incitam o sexo e o uso de drogas, demonstrando muita fragilidade e dependência nestes males de Jordan.

04 – O Jogo da Imitação

Esse filme é um dos quais revela o motivo por eu, você e bilhões de pessoas pelo mundo todo termos acesso ilimitado à internet e algoritmos personalizados em redes sociais.

É particularmente um filme que relata uma época conturbada (segunda guerra mundial), e tem muitos ensinamentos sobre negócios que podemos extrair com sabedoria.

A História

Durante a segunda guerra mundial, o Governo Britânico promove uma grande missão de desvendar uma das enormes armas de seus adversários alemães.

Essa “arma”, basicamente era quebrar uma criptografia complexa que desvendasse toda a comunicação dos submarinos alemães que avançavam contra a Inglaterra.

A figura do principal personagem, Alan Turing, surge quando ele se integra à equipe para desvendar o enigma alemão.

Alan se destaca entre os demais membros da equipe e mesmo com seus defeitos e ousadias, acaba logo liderando a equipe.

Com isso, Turing coloca como objetivo da equipe, construir uma máquina que seria responsável por revelar o enigma e quebrar o sigilo da comunicação dos alemães.

Daí em diante, diversas situações de desaprovação e descrença em sua possível invenção foram colocadas à prova, tornando assim um verdadeiro inferno para a vida de Alan na corporação britânica.

Pontos Positivos e/ou Negativos

O filme mostra de forma clara e objetiva que todo líder possui dificuldades e tempos difíceis, assim como Alan teve ao tentar fazer com que sua máquina funcionasse.

Porém, o que conta vantagem em momentos de crise como tais, é o quão sua equipe está engajada para com o projeto.

De certo modo, muitos “superiores” podem desdenhar e achar que nossos projetos são “conversa para boi dormir”, mas se realmente acreditamos e visualizamos grande potencial, o caminho do sucesso é a persistência.

Um fator negativo do filme, é que o reconhecimento e todas as honras ao matemático que quebrou o enigma alemão, não vieram à tona na época e também não foram mostrados com clareza no filme.

Só depois de muitos anos após seu falecimento, que a Inglaterra veio a reconhecer que de fato, Turing foi protagonista e determinante para toda a história da humanidade, inclusive da nação britânica.

05 – Jobs

Todo mundo conhece a Apple, que é uma das maiores fabricantes de computadores e smartphones do mundo, mas poucas pessoas de fato conhecem quem foi Steve Jobs.

O filme Jobs, veio com a missão de passar uma mensagem de como literalmente foi a vida de um empreendedor, desde a fase inicial até de fato seus momentos finais de vida.

Esse é um dos filmes que julgo como sensacional para empreendedores, que deve ser assistido com muita atenção e reflexão.

A História

De funcionário da Atari e Hippie, aos holofotes da história mundial da tecnologia.

Esse foi Steve Jobs, que iniciou sua vida como empreendedor com uma personalidade única.

O filme relata que Jobs iniciou a construção da Apple, mas com muitas desavenças acabou perdendo a empresa.

Logo depois, após abrir outro negócio voltado à tecnologia, Jobs viu sua vida viver de altos e baixos, até ter novamente sua volta à Apple depois de alguns anos.

Pontos Positivos e/ou Negativos

Uma das coisas que não há de se negar neste filme, é o tamanho do potencial de Steve Jobs para com a criação de grandes máquinas que revolucionaram o mundo da tecnologia.

Como fator negativo do filme, talvez tenha ficado um pouco desconexo algumas das cenas, dificultando assim o entendimento de todo o roteiro.

E mesmo que a intenção do filme fora mostrar que Jobs era um gênio, talvez tenha faltado mostrar um pouco da ganância e arrogância do fundador da Apple.

Fica como lição, que mesmo após vários golpes duros que tomamos constantemente como empreendedores, a desistência não é opção; e que sempre devemos valorizar pessoas que fazem parte de nossa equipe e literalmente vestem a camisa.

06 – A Rede Social

A grande e inspiradora história do Facebook é revelada neste filme.

Mostrando uma verdadeira genialidade e progressão de Marck Zuckerberg, o filme A Rede Social é verdadeiramente um dos melhores filmes para empreendedores se entusiasmarem com tamanha grandiosidade que a empresa se tornou.

A História

Tudo começou quando Mark juntamente com alguns amigos estudantes da universidade de Harward decidem criar um rede chamada Facemash.

Essa rede era responsável por reunir fotos de meninas da universidade e classificá-las por critério de beleza.

Depois desse episódio Mark teve até uma suspensão da universidade, depois que visitas recentes ao sistema de Harvard, derrubaram o servidor.

Muitas fatos isolados depois desse episódio aconteceram fazendo com que a popularidade desse tal site aumentasse.

Depois de um certo tempo o Facemash passou a chamar TheFacebook, e assim no desenrolar do filme a empresa cresceu desenfreadamente e se tornando o famoso Facebook que conhecemos atualmente.

Pontos Positivos e/ou Negativos

Como ponto positivo deste excelente filme, deixo como opinião minha que a partir de escolas e universidades podemos encontrar verdadeiros gênios, que podem criar coisas magníficas para a humanidade.

Por outro lado, temos que destacar que Mark sob a perspectiva do filme agiu com falta de lealdade ao não repassar a devida quantidade de ações do Facebook ao co-fundador Eduardo Severin.

07 – Walt antes do Mickey

O filme que ilustra a vida de Walt Disney antes de criar o personagem que mudou por complete a sua vida.

Percebemos que tal filme encontra-se na lista de um dos melhores filmes para empreendedores, por mostrar em detalhes como inicia-se a vida de um dos homens mais admiráveis do mundo.

A História

Walt, quando ainda criança residia em uma fazenda junto com seus pais e já realizava o que mais gostava: Desenhos.

Ele já possuía uma mente muito criativa com suas ideias em desenhos, mas para seus pais aquilo era uma verdadeira bobeira.

Por mais que seus pais não aprovavam a situação, Walt ainda continuava a desenhar escondido sem que ninguém observasse.

Quando já adulto, ele abriu seu próprio estúdio e daí em diante vieram muitas dificuldades, a ponto de que ele passasse à situações extrema.

Por fim, o estúdio foi fechado, muitas pessoas o traíram e ele possuía inúmeros problemas.

Até que após uma fase revirando o lixo, ele acha enfim a sua redenção.

Pontos Positivos e/ou Negativos

Vejo neste filme como ponto positivo, toda a persistência e resiliência de Walt Disney para com o seu sonho de empreender, não desistindo nem mesmo depois que ele não tinha mais material.

Sempre devemos olhar ao nosso redor, pois diversas respostas como empreendedores podemos simplesmente achar em lugares inusitados, como no exemplo de Walt Disney, no lixo!

Bom, então essas foram as sugestões tops dos filmes para empreendedores que eu mais gostei.

Porém, não resolvi contar em detalhes para que agora você possa assisti-los e tirar suas próprias conclusões sobre como superar crises ou mesmo algumas derrotas que abam o mundo dos negócios.

Se você é um empreendedor do marketing digital e deseja tornar-se um profissional de sucesso, eu fiz um artigo listando os 10 passos para que você possa seguir e chegar até lá.

Para acessar o artigo CLIQUE AQUI E SEJA REDIRECIONADO.

Um grande abraço, até mais.

5 (100%) 6 vote[s]

Sobre o autor | Website

Encontrei um grande potencial no Marketing Digital, e irei ajudar você a utilizar todas as vantagens desse tipo de profissão, que se tornou um estilo de vida!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. RUIVA disse:

    Ótimas sugestões. Pena que na Netflix nao achei nenhum 🙁 triste